Andava à procura do que chamo “o discurso da hipocrisia” de Salazar, quando dei com este site saudosista, bem feito, mas com uma música terrível. <Site>
Chamo-lhe discurso da hipocrisia porque foi o que fez após mandar matar Humberto Delgado, em que dizia que “…a outros talvez interessasse matá-lo, a ele não…”.
Já tinha lido sobre Salazar, mas nada de muito profundo, até porque me parecia sempre aborrecido. Desta vez pus-me a ler os discursos e acabei surpreendido por um personagem complexo, intrincado, que se torna mais claro à medida que o lemos. O estilo de escrita parece que fez escola, pelo menos a julgar pelos artigos de alguns discípulos publicados no site, mas nada parece realmente ultrapassar o original.
Fascinante, é a única palavra que me ocorre! Notam-se permanentemente as suas motivações, reforçadas uma e outra vez a cada discurso. Ao mesmo tempo os discursos são ecléticos, sempre dirigidos à respectiva audiência, sempre passando mensagens, normalmente embrulhadas num português cheio de “rococós” e difícil de seguir, exigindo sempre a nossa atenção. Sempre a passar a ideia que governar é um fardo demasiado pesado, que exige muito trabalho, honestidade, empenho. Sempre a alertar para perigos e defeitos desta ou aquela solução, chega a afirmar que os portugueses podem-se dar por felizes por terem um único candidato presidencial, porque assim não têm de sofrer o terrível dilema da escolha. (lol)
Não pude deixar de comparar a situação política actual com a de então. As semelhanças da situação anterior ao 28 de Maio às de hoje são bastantes. Corrupção descontrolada, a política pela política e a ser usada como forma de trampolim social, o descontrolo financeiro das contas públicas, a perda de valores fundamentais como a honestidade… tenham medo!!!!! Muito medo!!!!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
. Amei
. e tu?